Estratégia compartilhada no fluxo reverso de produtos: cenário dos eletroeletrônicos no Estado do Rio Grande do Sul em 2012

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso MBA em Gestão Ambiental de Pós-graduação lato sensu, Nível de especialização, do Programa FGV Managment como pré-requisito para obtenção do titulo de Especialista – TURMA GAMB 04 – Porto Alegre – RS – 2012 de Fabíola Pecce

CONCLUSÃO 


Os estudos concernentes à logística reversa corroboram a importância da concepção de um produto voltado à reciclabilidade para que o processo reverso seja mais valoroso e menos demandante de criatividade em suas práticas. É no design que reside a estratégia que pode reger a motivação comercial do mercado. Quando os produtos forem concebidos por esta ótica, desmontados mais facilmente e a indústria pensar em seus insumos ciclicamente, podemos admitir uma produção sustentável.

Para que tal esforço tenha êxito, ainda é relevante mencionar que valorosos já não serão metais nobres por sua raridade e sim substâncias cujas características e propriedades sejam preservadas em processos consecutivos de reciclagem, tendo o vidro como exemplo de uma substância cuja capacidade de reciclabilidade é infinita.Sob uma ótica de continuidade, podem-se estudar materiais ótimos para que os esforços empregados no desenvolvimento das indústrias de triagem e nos esquemas logísticos, operacionais e tributários da logística reversa valham a pena de maneira substanciosa.

A logística reversa surge, antes de tudo, como uma ferramenta para que a empresa melhor compreenda o ciclo de vida de seus produtos, possibilitando uma análise de impacto ambiental de produção, manutenção e, ao fim do ciclo de vida do produto com seu consecutivo descarte.
Dentro de uma visão sistêmica e abrangente do processo, afirma-se neste estudo que a logística reversa, quando bem elaborada, é um dos caminhos mais curtos para boas práticas sustentáveis, tendo consigo minimização da extração de recursos naturais.

Saindo do cenário de eletroeletrônicos para uma observação do volume total de resíduos gerado nos perímetros urbanos, salienta-se a necessidade de medidas para sistemática mensuração e caracterização do resíduo gerado em território nacional. Para que técnicas eficazes sejam aplicadas neste tema tão desafiador quanto é o acumulo incessante de resíduos no planeta uma boa base de dados permite solução adequada para diferentes tipos de composição que varia a cada 10 anos.
Soluções como a padronização de peças e acessórios tendem a ser mais bem recebidas devido às pressões sociais, de custo e legais que obrigam o gerador à responsabilidade do resíduo em seu descarte, fomentando comportamento industrial oposto ao atualmente praticado.

Percebe-se a relevância do tema, frente aos esforços colocados pelas entidades de classe, sociedade científica e governo, conforme relatado. As indústrias que são a real parte interessada terão que encontrar uma combinação de criatividade e tecnologia para resultar em inovação resolutória.
Reverter esse quadro é uma combinação de ação individual e coletiva, e nosso papel na sociedade agora é viabilizar tais ações.
Espera-se ao desencadear um raciocínio, que outros sejam decorrentes, ajudando a acelerar respostas, pois a história comprova que mesmo quando identificadas mudanças o homem provocou colapsos irreversíveis por não se adaptar em tempo adequado.

“La mente es como un para caídas, no sirve si no se abre.”

e essa foi a conclusão do meu TCC, se alguém quiser comentar ou pedir a obra completa me pede no mail: caminhosdorei@hotmail.com

Fabíola Pecce

post de 25 abril 2013, eclipse acontece com o Sol em Touro e a Lua em Escorpião, quando se comemora o festival de Wesak ( 25/4), postado do BOM FIM – PORTO ALEGRE – RS – BRASIL, às 00:08 a.m.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Estratégia compartilhada no fluxo reverso de produtos: cenário dos eletroeletrônicos no Estado do Rio Grande do Sul em 2012

  1. Pingback: PROGRAMA #18 RÁDIO SUSTENTABILIDADE VIA WEB | caminhos do rei

  2. “Reverter esse quadro é uma combinação de ação individual e coletiva, e nosso papel na sociedade agora é viabilizar tais ações.”
    Fabíola querida, cada dia que passa confirmo que fiz a opção certa em procurar trabalhar na área de meio ambiente, não apenas por realização profissional, ou por me sentir cumpridora de uma missão, mas também por poder trocar conhecimentos com pessoas incríveis. Esse desprendimento, essa vontade de compartilhar, nos pertence e é um afago diante de tantas dificuldades que encontramos pelo caminho.
    Assim que eu tiver algo concreto, em relação à disciplina que estou montando, te envio.
    Obrigada pela atenção, e espero que possamos continuar contribuindo, individual e coletivamente.
    Beijos, com carinho e gratidão.
    Fernanda Ciandrini.
    @FeCiandrini

  3. Inicialmente gostaria de deixar minhas congratulações por abordar um tema antigo que ficou velho e nos ultimos anos vem despertanto nos meios academicos interesse e buscando aprimoramento. As estatisticas no mundo mostram que Holanda e Alemanha tem profundo programa e leis monitorando. Quanto ao Brasil se comparado a essas nações esta gatinhando, existe pouca literatura e o indice de empresas que tem logistica reversa implantada é baixo. As que tem esta mais ligada a necessidade de cobrir falhas operacionais do que sustentabilidade.

    Sucesso.

    • Obrigada Pedro pelo seu parecer. É realmente um prazer pensar em logística reversa e um desafio implementá-la. Sou uma pessoa cibernética e muito interativa. Sempre que quiseres falar sobre o tema ou compartilhar conhecimento eu estarei disponível e interessada. grande beijo neste dia de feriado. se quiser receber meu trabalho completo me manda um mail: caminhosdorei@hotmail.com. Fabíola Pecce

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s