RS: na Expointer, Emater reproduz em maquete adequações ao Código Florestal

“Situações que costumam gerar dúvidas para produtores, como a necessidade de preservar áreas no entorno de nascentes de rios e em encostas de morros, são esclarecidas na maquete. “O objetivo é facilitar o entendimento das novas regras, que confundem não só agricultores, mas também alguns técnicos”, afirma Siebert.”

Esteio/RS

Desde que passou a vigorar, em maio de 2012, o novo Código Florestal Brasileiro tem suscitado muitas dúvidas aos produtores rurais. Para esclarecer alguns pontos sobre a nova legislação, aEmater/RS-Ascar montou, no Caminhos da Integração, uma maquete em que demonstra as adequações necessárias para diferentes tipos de propriedades rurais.

Conforme explica o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Celso Siebert, na maquete estão reproduzidos cinco modelos de propriedades, de diferentes módulos fiscais, e as respectivas alterações necessárias a cada empreendimento. “Mostramos o que deve ser feito em relação às Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal; aos recursos hídricos; e à fauna e à flora em propriedades menores que um e maiores que dez módulos fiscais”, explica.

Situações que costumam gerar dúvidas para produtores, como a necessidade de preservar áreas no entorno de nascentes de rios e em encostas de morros, são esclarecidas na maquete. “O objetivo é facilitar o entendimento das novas regras, que confundem não só agricultores, mas também alguns técnicos”, afirma Siebert.

Além de visualizar a maquete, os visitantes também podem informar-se sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), obrigatório para todos os imóveis rurais, a partir da aprovação do novo Código Florestal. Esse instrumento integra informações ambientais, como florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas. O CAR se constitui em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Fonte: Emater/RS

fonte: http://www.paginarural.com.br/noticia/193632/na-expointer-emater-reproduz-em-maquete-adequacoes-ao-codigo-florestal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s