Peniche: plataforma de produção de energia já está no fundo do mar

by  on 13 DE AGOSTO DE 2012

A plataforma, com 420 toneladas de aço e fibra de vidro, foi rebocada desde os estaleiros navais de Peniche até à Almagreira, numa viagem entre as cinco e as seis milhas que demorou cerca de três horas e culminou com o afundamento da estrutura.

Plataforma

O sistema, desenvolvido pela empresa finlandesa AW-Energy, é composto por três pás com 42 metros de comprimento e 16 metros de largura que oscilam debaixo de água e que deverão produzir, cada uma, 100kW de electricidade.

Os componentes fabricados em Kotka, na Finlândia, estão desde Janeiro nos estaleiros de Peniche, onde foram feitos os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar.

“A nossa participação inseriu-se na parte de engenharia e muitas das soluções tecnológicas foram discutidas entre nós e a empresa. Decidimos em conjunto qual a estrutura e a forma de  produzir nas nossas instalações”, disse Álvaro Oliveira, diretor-geral dos Estaleiros Navais de Peniche.

A tecnologia, que foi testada pela primeira vez a nível mundial na praia da Almagreira, em 2007, permitiu aos estaleiros navais um encaixe financeiro superior a um milhão de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, admite já a hipótese de “desenvolver ainda mais estruturas, umas para serem colocadas no mesmo local e outras que possam ser adquiridas por outros países” e instaladas em “outros mares”.

Os resultados da entrada em funcionamento do WaveRoller vão agora ser também estudados pela Escola Superior de Tecnologia do Mar, “que vai analisar as alterações ao nível da flora e da fauna que possam vir a sair daqui”, adiantou António José Correia.

fonte: http://www.portalenergia.com.br/index.php/peniche-plataforma-de-producao-de-energia-ja-esta-no-fundo-do-mar/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s