Aprenda a construir uma câmera pinhole com uma caixa de fósforos e participe das comemorações do Dia da Pinhole!

Esse foi o sexto post mais acessado no http://www.portoalegrelixozero.wordpress.com em 2013

 

 

OFICINA PINHOLE
28.4 – Dia mundial da fotografia Pinhole

Dia Mundial da Fotografia Pinhole – Pinhole Day 2013

Dia 28 de abril é o Dia Mundial da Fotografia Pinhole (Worldwide Pinhole Photography Day – WPPD). Para comemorar a data, aLata Mágica e a Projeto Contato, irão realizar uma atividade na qual os participantes vão construir suas câmeras pinhole a partir de caixas de fósforo, fotografar durante o dia da pinhole e participar da exposição virtual do site www.pinholeday.org
A tempo: a fotografia pinhole dispensa o uso de lentes. O fotógrafo constrói suas próprias câmeras fotográficas a partir de latas, caixas, caixinhas de fósforo, etc. Técnica que exige paciência e aceitação por parte do seu autor, a pinhole apresenta um processo lento e meditativo, que se contrapõe à rapidez e excesso de informação do mundo digital. Os resultados são sempre surpreendentes, lembram a atmosfera turva dos sonhos, e registram o passar do tempo.

Comemorado sempre no último domingo de abril, o Dia Mundial da Pinhole (WPPD) foi criado em 2001 por um grupo de fotógrafos pinhole de diversas partes do mundo.  A ideia é encorajar fotógrafos de todos os lugares a obterem imagens pinhole e submeterem ao site organizador do evento – só podem participar imagens obtidas no dia 28 de abril! Não é uma competição: é uma celebração da técnica, e os fotógrafos são convidados a compartilhar com todos os amantes da técnica sua imagens obtidas com qualquer tipo de câmera que não utilize lentes.

Na última edição do Dia da Pinhole, foram inscritas 3865 imagens de 74 países. E a Lata Mágica também faz parte desta história! Desde a primeira edição do Dia Mundial da Pinhole, em 2001, a Lata já participou de um total de seis edições, realizando oficinas e trabalhos autorais.

Programa

Dia 22 de abril 2013  – segunda noite 19h às 22h – Montagem das câmeras

Dia 28 de abril 2013 – domingo tarde 14h às 18h – Dia Mundial da Pinhole – prática para fotografar

Em dia a combinar teremos uma aula para análise do material produzido na saída fotográfica.

Carga horária: 9horas/aula
Encontros: 3

Valor: R$ 60,00 à vista Incluído 1 filme de 36 poses 135 +  revelação + escaneamento + cd com as imagens + caixinhas de fósforo, bobinas e todo o material necessário para a construção das Pinholes!

Lata Mágica é um coletivo de fotógrafos que utiliza a fotografia pinhole como meio de expressão. Alguns destes fizeram parte do grupo por determinado período e em um determinado local; outros nunca deixaram de ser, mesmo que separados geograficamente. Não importa. Para ser Lata Mágica, basta ter uma câmera pinhole e alguma inspiração.Maísa Del Frari, Paula Biazus e Rafael Johann são Lata Mágica desde 1999. Neste espaço, também se encontram fotografias pinhole de Guilherme Galarraga, Pedro de Araújo, Giovana Lorensatto e Patrícia Oliveira. Além, é claro, das fotos das centenas de participantes dos vários cursos realizados pela Lata Mágica desde sua criação.
Vai curtir a Lata Mágica lá no Facebookhttps://www.facebook.com/LataMagica

fonte:http://www.projetocontato.com/cursos/pinhole.html em 11/04/2013 às 10:14h a.m. – Proto Alegre – RS – Brasil

Anúncios

Um pensamento sobre “Aprenda a construir uma câmera pinhole com uma caixa de fósforos e participe das comemorações do Dia da Pinhole!

  1. Pingback: Rádio Elétrica | BLOG e Podcast

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s