Gangues têm novo negócio: alimentos falsos

gangues-tem-novo-negocio-alimentos-falsos

Crime pode afetar milhões de pessoas

Gangues criminosas estão espalhando pela Europa alimentos como doces com tintura industrial e farinha de amêndoa falsificada, que podem afetar crianças e pessoas que sofrem de alergias. Acredita-se que estes negócios estejam substituindo os de drogas, que enfrentam penalidades muito mais severas.

Alguns dos produtos apreendidos recentemente na Inglaterra incluem leite de cabra diluído com leite de vaca, e pó de amendoim no lugar de farinha de amêndoa, o que causaria sérios problemas de saúde a alérgicos.

Ainda, foram encontrados doces para crianças com o pigmento industrial carcinogênico Rhodamine B, 17.156 litros de vodca falsa, e 22 toneladas de arroz de grão longo que seriam vendidos como sendo da variedade basmati, muito utilizada pela imensa população de origem indiana e paquistanesa no país.

No ano passado, ocorreu o escândalo da carne de cavalo, cujo DNA foi encontrado em carne vendida como de vaca. Isto se deve em parte à dificuldade de rastrear e monitorar uma rede de fornecedores em toda a Europa.

Segundo Huw Watkins, chefe de inteligência da agência de propriedade intelectual do governo britânico, “a fraude nos alimentos deve ser enfrentada de forma semelhante ao tráfico humano, e exige colaboração transfronteiras. Por isso trabalhamos com a agência de padronização alimentar européia, com a Interpol e a Europol”.

De acordo com ele, na Grã-Bretanha o principal problema é o das bebidas falsificadas, como vodca e vinho. Para Rob Wainwright, diretor da Europol, esta é “uma parte importante de uma nova economia subterrânea”.

Na Europa, foram apreendidos na semana passada, mais de 1200 toneladas de alimentos falsos ou “batizados”, além de 430.000 litros de bebidas falsificadas, informa oGrist.

Foto: _sk/Creative Commons

por: José Eduardo Mendonça – 26/02/2014 às 09:20
fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/gangues-tem-novo-negocio-alimentos-falsos/ ãs 07 de março de 2014 às 03:11 a.m

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s