Cidade Democrática mapeou 602 iniciativas de participação social e agora quer fortalecer este ecossistema

    Recentemente foi concluído o Mapeamento do Ecossistema da Participação Social no Brasil (MEPS), projeto que teve o objetivo de mapear os atores envolvidos em iniciativas brasileiras, que atuam no campo da participação social, com olhar especial para os que estejam conectados com os modelos mentais fomentados pela web. Com isso, buscamos identificar sinergias a partir das competências e valores culturais de pessoas e organizações, apontando, assim, possibilidades para a ampliação da capacidade de incidência de suas ações e a construção de novas políticas e investimentos públicos.

    O MEPS surgiu a partir de uma necessidade de unir coletivos e movimentos sociais, identificando suas habilidades e competências, a fim de reunir estes agentes e organizações, de modo que suas forças possam ser somadas. “A criação do Mapeamento é um sonho antigo e ele nasceu quando nos demos conta de que não estávamos em uma iniciativa, mas em um campo. Estamos atuando em um ecossistema e, por isso, queremos conhecer outras iniciativas e suas características”, conta Rodrigo Bandeira, cofundador do Instituto Cidade Democrática.

meps    Entre as principais atividades propostas pelo MEPS está a identificação, por meio de estudo semântico, dos clusters de iniciativas que compartilham valores culturais e percepções sobre o que é crítico para o fortalecimento do setor, potencialmente capazes de constituir comunidades de colaboração em torno destes temas da agenda para o fortalecimento da participação social no país. O projeto não é apenas de promoção da cidadania em termos gerais, mas, procura jogar luz sobre o campo da cidadania, com o objetivo de uni-lo e fortificá-lo. “Queremos organizar iniciativas e fortalecê-las, trazendo mais recursos para que seja possível nos aperfeiçoar tecnicamente e trazer novas tecnologias para que a participação social seja a transformação que queremos ver”, acrescenta Bandeira.

    De acordo com Bandeira, a realização do MEPS ocorre em um momento oportuno para a sociedade. Após o intenso processo eleitoral, o que resultou não trouxe as novidades e anseios que o país necessita. E o que o projeto propõe é que se olhe para a sociedade civil, de onde estas mudanças surgirão, onde existem muitas organizações trabalhando diariamente para que essas transformações ocorram. “É preciso fomentar a participação social na sociedade para, só então, poder lançar um olhar mais atento para o cenário político, esperando que algo de positivo surja de lá”, afirma.

RESULTADOS

    A realização do MEPS foi possibilitada com o auxílio de colaboradores e pelo apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer. O survey que colheu o material analisado foi respondido por pessoas de 94 cidades, de 24 estados brasileiros, que ofereceram informações sobre 602 iniciativas e organizações. Cerca de um terço desses movimentos atua preponderantemente por meio digitais.

    Dentre as iniciativa participantes identificamos uma maioria atuando como organização ou rede da sociedade civil, com 56%. Participação cidadã, políticas públicas, democracia participativa e mobilização e articulação foram as áreas de interesse mais apontadas pelos participantes. Quanto às habilidades, os participantes indicaram a mobilização social, articulação, capacitação e formação, fomento de redes e comunicação e campanhas como principais áreas. Os estados com o maior número de participantes foram São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Para saber mais sobre o Mapeamento do Ecossistema da Participação Social no Brasil e ter acesso a todo o estudo, clique aqui.

fonte: http://blog.cidadedemocratica.org.br/arquivos/910 em 07 dez 2014 às 00:43 a.m.
Bom Fim POrto Alegre – RS – BRAsil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s