Projeto mostra moradores do Rio e de Paris em meio ao lixo que produzem; FOTOS

Fotógrafo Rafael Duarte fez ensaio e que produzir um documentário para abordar os hábitos de consumo nas cidades. ‘A verdade é que as pessoas não têm noção do lixo que produzem”, diz.


itrash.jpg
Francesa percebeu que exagerava no consumo de bebidas alcoólicas. (Foto: Divulgação)
Você tem ideia do que e do quanto costuma consumir? Ou uma pergunta ainda mais pertinente: quanto lixo é gerado pelo seu consumo? São questionamentos que levaram o jornalista e fotógrafo Rafael Duarte a conceber e criar o projeto “Itrash – Você é o que consome”.

Ao longo de 15 dias, ele registrou, por meio de fotografias, o acúmulo de lixo doméstico de 12 moradores de Paris e do Rio de Janeiro. O resultado impressionou tanto o autor, que ele decidiu levar o projeto a um meio audiovisual.

“A quantidade de lixo acumulado foi tão impactante para as pessoas quanto para mim. Ficou claro que precisávamos registrar essa experiência em um filme. Por isso, neste momento, estou captando verbas para fazer um filme”, explicou Rafael.

itrash7

Mulher posa com embalagens de iogurtes, águas e outros resíduos (Foto: Rafael Duarte/G1)

itrash-2.jpg

Homem que participou do projeto notou que estava bebendo refrigerantes demais. (Foto: Divulgação)

Segundo ele, ao verificarem o próprio lixo, as pessoas ficavam espantadas com o que consumiam.


“Uma francesa ficou impressionada com a quantidade de bebidas alcoólicas que consumia. Outro, com o volume de cigarros que fumava. Ainda houve mais um que, só após participar dessa experiência, se deu conta de que bebia refrigerante demais. A verdade é que as pessoas não têm noção do lixo que produzem”, exemplificou o autor.


Virada Sustentável

Por causa do projeto, o fotógrafo foi convidado para participar da Virada Sustentável, movimento de mobilização colaborativa da sociedade civil que aborda assuntos como sustentabilidade e consumo consciente. Com base nos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU, a Virada propõe uma série de ações que acontecem durante os dias do evento.

O evento será realizado na cidade do Rio de janeiro entre 9 e 11 de junho, em vários pontos da cidade, com apresentação de projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais. Rafael vai participar, no primeiro dia, de uma mesa redonda para a abertura da exposição “Lixo, arte, ou o resultado do seu consumo?”. O bate-papo será às 18h, na Malha, em São Cristóvão. As fotos do projeto ficarão em exposição.itrash1

Homem posa em meio ao lixo em sua casa (Foto: Rafael Duarte/Divulgação)

itrash2

Barbeiro em meio ao lixo que produz (Foto: Rafael Duarte/Divulgação)
itrash3
Mulheres clicadas pelo fotógrafo rodeadas pelo próprio lixo (Foto: Rafael Duarte/G1)

itrash4

Skatistas pula por cima do próprio lixo em Paris, com a Torre Eiffel ao fundo (Foto: Rafael Duarte/G1)

itrash5

Foto do projeto iTrash (Foto: Rafael Duarte/G1)

itrash6

Projeto iTrash (Foto: Rafael Duarte/G1)
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/projeto-mostra-moradores-do-rio-e-de-paris-em-meio-ao-lixo-que-produzem-fotos.ghtml em 23 maio 2017 drom Porto Allegre – RS – Brasil – From Hipica. às 13h 40 min to Pasárgada oficina de sustentabilidade.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s